Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Rádio Zumbi edita jornal OLHOS ABERTOS


O jornal Olhos Abertos é considerado atualmente o melhor jornal de bairro da grande João Pessoa, repercutindo os temas abordados na Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e publicando as ações culturais e sociais do bairro. O jornal tem sido importante para a organização da sociedade civil, como instrumento democrático de comunicação. Um dos objetivos é capacitar as pessoas envolvidas para a produção em mídia impressa e radiodifusão, no caso da Rádio Zumbi, possibilitando que os cidadãos conheçam e se apropriem dos mecanismos e ferramentas da comunicação, passando a determiná-los, e oferecendo espaço para escritores da comunidade. Nos anos em que circulamos, as idéias e vivências do projeto de comunicação popular têm possibilitado que moradores da periferia, tradicionalmente excluídos como sujeitos do processo simbólico, possam entrar em cena para produzir sua própria imagem, dando origem a uma intensa movimentação cultural em nosso bairro.

Como temáticas mais recorrentes, temos a violência juvenil, a falta de perspectiva para a juventude, bem como de espaços para as manifestações culturais. Participamos das discussões sobre a administração do Centro Comunitário do Geisel, onde funciona a Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e onde nos reunimos ordinariamente.

A questão racial é também um tema recorrente, ao lado dos problemas inerentes à criança e adolescente na região, o preconceito da grande imprensa em relação às comunidades pobres, os projetos sociais e culturais de destaque e as visões de mundo dos diversos grupos existentes na comunidade, como os evangélicos, católicos, espíritas e artistas que não têm espaço em outras mídias.

O jornal Olhos Abertos tem um Conselho Editorial que promove reuniões mensais de pauta, onde têm assento também os diversos colaboradores. Criamos uma rede de colaboradores nas comunidades vizinhas. Estamos ainda aperfeiçoando os métodos de distribuição das edições e captação das matérias, tendo em vista os minguados recursos.

O jornal vem provendo meios para garantir a circulação e aumentar a tiragem, que hoje é de 2 mil exemplares por edição. Criamos o “Clube dos Amigos do Olhos Abertos”, com a formação de um banco de dados sobre nossos leitores e colaboradores, e sorteio de brindes, além da realização de eventos sociais como bailes, feiras e outras promoções culturais.

O jornal busca ainda a interação com jornais de bairro cujo conteúdo e gestão sejam considerados democráticos e comunitários. O jornal é distribuído gratuitamente em pontos de ônibus e estações de trem. As pessoas leem, com prazer, durante o percurso da viagem. O restante vai para escolas e estabelecimentos comerciais da área abrangida pelo projeto, além de feiras livres e residências.