Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Jornalismo cidadão na Rádio Comunitária Salgado FM


Alonso Magney, o rapaz da foto, é diretor presidente da Rádio Comunitária Salgado, na pequena cidade de Salgado de São Félix, interior da Paraíba. Ele é formado em jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, campus Campina Grande.

A rádio hoje existe graças à determinação e à luta de Alonso. Na universidade, ele sedimentou a consciência já formada de que é fundamental o acesso á informação para que as pessoas possam exercer seus direitos, opinando e participando da vida coletiva. Enfrentou muitos obstáculos até obter a licença de funcionamento da rádio comunitária que hoje presta um serviço imprescindível ao desenvolvimento de sua comunidade.

Na sua cidade, a parcela da população que tem acesso ao jornal e outras fontes de informação além da TV e rádio é absurdamente pequena. Nesse contexto, a qualidade do que se transmite numa rádio comunitária assume grande importância. Por isso, Alonso Magney procura a melhor programação para influenciar na formação das pessoas e da opinião pública. Como único produtor de informação de sua comunidade, ele sabe da responsabilidade que tem, à frente de sua mídia comunitária.

Senhor das técnicas do bom jornalismo, Magney incorporou ações jornalísticas tendentes a servir aos interesses concretos dos cidadãos, uma espécie de “jornalismo social”, voltado à discussão e solução dos problemas de sua comunidade.

Fábio Mozart