Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CONFECOM PARAÍBA – Depoimento de membro da Rádio Comunitária Diversidade


Participei da Conferência Estadual de Comunicação na Paraíba, e acredito ter sido uma grande conquista popular a sua realização, mas as cenas que vi no encerramento mostraram que grupos se atacaram por conta de diferenças que não deveriam prevalecer naquela ocasião. Foi deprimente.

Como militante do movimento de rádios comunitárias, me senti extremamente abalado, pois percebi que a Paraíba não avança em relação à democratização da comunicação por causa dessas intrigas entre grupos do movimento social, tendo como pano de fundo, muitas vezes, diferenças político-partidárias. Não percebem quem são nossos verdadeiros adversários nessa briga, e continuamos lutando entre nós mesmos, fazendo o jogo do sistema.

Fiquei decepcionado com a fala de alguns companheiros que defendiam que o segmento A ou B carrega a luta da comunicação nas costas. Faço parte da Rádio Comunitária Diversidade e por conta disso respondo com alguns amigos diversos processos federais por praticar o DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Quando decidimos fazer isso, abrimos mão do nosso direito de prestar concurso público e dificultamos nossa possibilidade de um trabalho formal. Apesar de todo repressão que sofremos, sabemos que não sozinhos na luta pela DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO e isso nos fortalece para continuar e temos o prazer de dividir o peso dessa luta com todo movimento e os diversos segmentos da sociedade civil.

Espero sinceramente que os movimentos sociais paraibanos deixem de lado as diferenças mostradas no final da Conferencia Estadual e partam unidos com muita garra para defender com unhas e dentes as propostas do povo paraibano na Conferência Nacional de Comunicação.

Ricardson Dias – Rádio Comunitária Diversidade – João Pessoa-PB
rd_rdias@hotmail.com