Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Rádio Comunitária Acauã defende raízes da cultura no sertão da Paraíba


Laercinho é um dos coordenadores da Rádio Comunitária Acauã, em Aparecida/PB

A Acauã Produções Culturais foi uma das pioneiras no sertão da Paraíba, na luta em defesa da democratização dos meios de comunicação instalando assim, a Rádio Comunitária Acauã FM, em 1998, em Aparecida/PB. Hoje, a emissora se encontra autorizada pela ANATEL, com outorga do Ministério das Comunicações e mantém diariamente uma programação voltada à valorização das raízes da cultura nacional.


Outro grande feito da Acauã nestes 20 anos, tem sido a luta pela restauração, preservação e revitalização do Conjunto Histórico da Fazenda Acauã - Patrimônio Cultural tombado pelo IPHAN desde 1967- motivo do nome da instituição, situado no município de Aparecida. Neste conjunto se encontra instalado o Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, uma parceria da APC com o IPHAN e o Ministério da Cultura.



ONG


Na sede do município, a ONG é responsável pelo Ponto de Cultura Casa Antônio Nóbrega, espaço destinado às práticas culturais, dotada do Cine Clube Charles Chaplin, com exibições cinematográficas e videográficas todas as quinta-feiras, do Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão voltado para a formação e produção audiovisual no sertão, responsável por várias produções como Memória Bendita, O Apóstolo do Sertão e As Trapalhadas de João Teimoso de Laercio Filho; Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo e O Velho do Rio de Leonardo Alves, além de oficinas e cursos de formação e capacitação.


Toda essa história tem rendido à Acauã, inúmeros prêmios e homenagens, dentre elas: os Votos de Aplausos da Câmara Municipal de Aparecida, da Assembléia Legislativa da Paraíba e do Conselho Estadual de Cultura, o Prêmio Zé do Norte de Cultura Sertaneja, na categoria entidade cultural, além da Medalha Augusto dos Anjos, a mais importante comenda cultural concedida pela Assembléia Legislativa da Paraíba.


A entidade é tida como exemplo para outras instituições em todo o estado, motivo pelo qual tem assessorado várias iniciativas culturais, fortalecendo o que os seus dirigente chamam de corrente de produtores e admiradores da cultura sertaneja.