Aperte o play e curta nosso som

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Rádio comunitária dá curso de radioreportagem para educadores sociais na Paraíba

Beto Palhano deu dicas de locução e impostação de voz

A equipe da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, de João Pessoa, Paraíba, ministrou oficina de radioreportagem e edição de áudio para radio na tarde desta sexta-feira, dia 1º, no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, no Centro Histórico de João Pessoa. O evento foi uma realização do Instituto de Assessoria à Cidadania para o Desenvolvimento Local Sustentável, em parceria com a Sociedade Cultural Posse Nova República, Rádio Zumbi dos Palmares, Rádioweb Porto do Capim, Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e o Coletivo de Jornalistas Novos Rumos.

Segundo Sávia Cássia, organizadora da capacitação, o grupo que recebeu a oficina atua na assistência técnica de agricultores familiares e tem interesse em utilizar o rádio como ferramenta de transferência de conhecimento, especialmente junto aos assentamentos da reforma agrária na Paraíba. “Existe uma proposta de criarmos um programa de rádio de meia hora para veicularmos o trabalho de ATER na região, e queremos com essa oficina capacitar os técnicos para produzir e atuar no programa e envolver os agricultores nessa proposta”, disse.

“As rádios comunitárias podem ser parceiras importantes dos agricultores. É importante compreender que o rádio pode se tornar uma ferramenta ideológica emancipadora”, comentou o comunicador Fábio Mozart, que ministrou módulo sobre legislação e histórico do movimento de radcoms, perspectivas político-ideológicas da comunicação comunitária no Brasil e aspectos da radiodifusão comunitária na Paraíba.

Além de Mozart, participaram também como facilitadores da oficina os comunicadores comunitários Roberto Palhano, que ministrou módulo sobre locução, e Marcos Veloso, que falou sobre aspectos técnicos de transmissão em FM, e Dalmo Oliveira.