sexta-feira, 29 de agosto de 2014
Inaugurada a primeira rádio web comunitária da capital paraibana
A Rádio Web Porto do Capim foi inaugurada ontem, 28 de agosto, em João Pessoa, na Ladeira da Borborema, com a presença de professores da Universidade Federal da Paraíba e pessoas da comunidade. A primeira entrevistada pelo jornalista Dalmo Oliveira foi a Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz. Depois, falou Edileide Vilaça, idealizadora da rádio a partir do Projeto de Mestrado em Jornalismo pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA/UFPB. “Às vezes, o sonho só precisa de uma ajudinha pra acontecer. Essa rádio foi feita para dialogar com as comunidades, e é uma forma de aproximação do mundo acadêmico com a comunidade, trocando conhecimento”, disse ela, ressaltando que a internet é o futuro da comunicação, pois “daqui a dez anos não teremos exclusão digital e uma rádio web é o futuro da comunicação comunitária”. Edileide dedicou a inauguração da emissora ao radialista Deodato Borges, grande incentivador do projeto, morto recentemente.
A criação das web-rádios comunitárias avança no país, onde os passos para obter uma concessão do governo federal ficam cada vez mais burocráticos e longos e constituem uma barreira ao surgimento de novas emissoras em frequência modulada sem fins lucrativos.
Atualmente, existem no Brasil cerca de 4.500 rádios comunitárias legais, mas estima-se que estão em operação outras dez mil sem a devida permissão. Muitas outras são forçadas a funcionar na clandestinidade, apesar de terem apresentado ao Ministério das Comunicações um projeto para obter a concessão, que continua esperando por uma avaliação. O trâmite costuma durar de três a dez anos, mas há casos em que a demora chega a 17 anos, segundo o não governamental Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio do Brasil (Criar), destinado a promover a democratização da produção radiofônica e formar comunicadores populares.
A rádio é ouvida pelo site:
www.radioportodocapim.com.br