Ouça nossa webradio

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FNDC realiza debate sobre comunicação, sistema político e democracia

Escrito por: Redação FNDC

O encontro, que é aberto ao público, ocorrerá no dia 15 de agosto, a partir das 19h, no Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo. No dia 16, será realizada reunião do Conselho Deliberativo do Fórum

Para aprofundar a reflexão sobre as relações entre mídia e estruturas de poder no país e avançar na luta pela democracia no Brasil, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizará o debate “Comunicação, Sistema Político e Democracia”. O ato político será aberto ao público e ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 15 de agosto, às 19h, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Para abordar o tema sobre várias perspectivas, os convidados são Laurindo Lalo Leal Filho, professor da USP (Universidade de São Paulo); Paola Estrada, da Secretaria Operativa Nacional do Plebiscito Popular da Constituinte; e Rosane Bertotti, secretária nacional de comunicação da CUT e coordenadora-geral do FNDC.
Na avaliação do FNDC, para democratizar a democracia são urgentes tanto a reforma política quanto a democratização da comunicação no Brasil. Por isso, a necessidade de discutir conjuntura, estratégias e planejar ações articuladas em torno do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, da Campanha Para Expressar a Liberdade, e do projeto de inciativa popular da Lei da Mídia Democrática. “A democratização da comunicação é parte estratégica na luta por uma democracia de fato e como processo de cidadania brasileira”, ressalta a coordenadora geral do Fórum, Rosane Bertotti. Ela destaca ainda o engajamento do FNDC na defesa de um plebiscito para uma nova reforma política.

“Nesse momento eleitoral no Brasil, realizar essa discussão aberta, com participação de outras organizações, é novamente colocar o FNDC como um ator preponderante no debate da política e da democracia”, avalia. Na XVIII Plenária realizada em abril deste ano, o FNDC aprovou apoio total e irrestrito ao Plebiscito Popular. A realização do debate consolida essa aliança programática pela transformação do sistema político e a aprovação de um novo marco regulatório das comunicações.