Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Como editar áudio com Software Livre para rádios comunitárias




Um grande desafio para muitas rádios comunitárias é a capacitação de novos integrantes na edição de áudio. Alguns dos problemas enfrentados se relacionam com o software utilizado: ou não podem ser instalados em casa, pois necessitam de licença, ou seja, são softwares proprietários; ou não estão disponíveis em português ou até mesmo são difíceis de conseguir para instalação. Todos esses problemas são resolvidos com Audacity.

Audacity é um software utilizado para a gravação e edição de áudio, fácil de usar, distribuído sob a licença GPL, multiplataforma e livre. Também é o editor de áudio mais comum para os sistemas GNU / Linux , mas também está disponível para computadores com Windows ou MAC.


Desde a versão 2.0 tornou-se uma verdadeira alternativa aos programas comerciais.

Embora o software seja traduzido em quase 50 línguas faz falta certa documentação e material de treinamento, especialmente para os novos ativistas de rádio. É por isso que decidimos traduzir para português e espanhol um manual escrito originalmente na Alemanha.
O manual é publicado sob licença da Creative Commons :

Atribuição Uso Não-Comercial – Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Não Adaptada.
Você está livre para:


Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.


Sob as seguintes condições :

Atribuição – Você deve atribuir o trabalho da forma especificada pelo autor ou licenciante
Uso Não-Comercial – Você não pode utilizar esta obra para fins comerciais.


Compartilhamento pela mesma Licença – Se você alterar, transformar este trabalho ou criar uma obra derivada, só pode distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.


Do site da Amarc Brasil