Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rádio Comunitária de Mari/PB apresenta experiência de funcionamento durante Seminário promovido pela ABRAÇO


Severino Ramo (centro) da Rádio Araçá


Fundada em 1998 e sendo a primeira emissora da Paraíba a receber autorização do Ministério das Comunicações, a Rádio Comunitária Araçá FM, do Município de Mari tem servido ao longo desse tempo como referência de funcionamento, organização, pluralidade na sua grade de programação e uso de novas tecnologias. E foi com o objetivo de apresentar essa experiência, que o Presidente da emissora, Severino Ramo, juntamente com uma equipe esteve participando no último sábado (24) do Seminário de Comunicação Comunitária promovido pela Abraço/PB e a Ong Amazona.

O evento que teve como tema: “ Rádio Comunitária- os novos caminhos e as novas tecnologias”, foi realizado no auditório do SINTTEL, em João Pessoa-PB e contou com cerca de 40 representantes de emissoras comunitárias oriundas de 13 Municípios da macro região da mata do Estado.

De acordo com José Moreira, Presidente da Abraço/PB, o evento teve como objetivo promover o debate sobre as novas tecnologias utilizadas pela radiodifusão comunitária e propocionar a troca de experiências entre as Rádios Comunitárias da região participante.

A experiência da Rádio Comunitária Araçá FM foi apresentada durante o evento, pelo presidente da emissora, Severino Ramo,  que iniciou sua exposição fazendo uma abordagem sobre o movimento de Radiocom no Estado e também no País. Em seguida, Ramo fez um relato de como a rádio Araçá FM está organizada e como a sociedade interage com a emissora e sua grade de programação. A forma de sustentabilidade financeira da emissora também foi um dos temas da exposição do Diretor Presidente ao responder questionamento da Jornalista Fabiana Veloso, da Rádio Zumbí dos Palmares.

Porém, o tema que mais chamou a atenção dos presentes foi o uso da internet pela Rádio Araçá FM, como meio de interação e expansão dos trabalhos da comunitária. “ A legislação que rege as rádios comunitárias em nosso País limita muito o trabalho de nossas emissoras comunitárias, mas através do uso da internet podemos ampliar essa interação, não apenas com a comunidade, mas, também com outras emissoras”, disse Ramo.

No quesito uso de novas mídias, a Rádio Comunitária Araça FM, demonstrou estar a frente de qualquer emissora do mesmo porte. Todo o seminário foi transmitido em tempo real através do site da rádio, com transmissão de áudio e vídeo de qualidade.

ExpressoPB