Aperte o play e curta nosso som

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rádio Comunitária Santos Dias – seis anos fora do ar


È com imensa tristeza que noticiamos que a RÁDIO COMUNITÁRIA SANTO DIAS FM 87,9 situada no Bairro Conjunto Palmeiras – Fortaleza-Ce, está fora do ar há seis anos desde que foi fechada em 2004. A Rádio Comunitária Santo Dias uma emissora amplamente comprometida com a comunidade, aliás, não só daquele bairro mais com todo o seu entorno.

A rádio comunitária Santo Dias funcionava há 12 anos no Conj. Palmeiras, periferia de Fortaleza através de alto-falantes (radiadora), sendo que há três anos estava em freqüência modulada FM. A rádio funcionava através de uma liminar, o que não impediu que fiscais da Anatel fechassem a emissora alegando que a liminar estava vencida. Os locutores por conta própria resolveram recolocar a estação comunitária no ar. Durante todo esse tempo, a emissora permaneceu em pleno funcionamento de suas atividades normais. Durante o período, receberam várias visitas da ANATEL (AGENCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES) órgão regulador das emissoras e de empresas de telecomunicações no Brasil. Segundo conta um dos locutores da emissora, Weine Tiago, a rádio por diversas vezes foi ameaçada de ter seus equipamentos apreendidos pela Polícia Federal.

Em 2004, a rádio comunitária Santo Dias FM 87,9 foi fechada novamente, teve seus equipamentos mais uma vez lacrados pela ANATEL. Os próprios colaboradores da rádio não permitiam o acesso da ANATEL aos transmissores da emissora de forma alguma. Um Rapaz colaborador de nome Edson, afirma o locutor, permitiu a entrada dos agentes na emissora.

Poucos meses depois da emissora ser lacrada, entra no ar uma emissora”comunitária” de propriedade de evangélicos sob orientação do pastor Kalebe na freqüência que antes era ocupada pela Santo Dias. O mais curioso ainda é que o grupo, já em poucos meses de vida, conseguiu a concessão da freqüência FM 87,9 quando a lei diz: Uma Rádio Comunitária não pode ter fins lucrativos nem vínculos de qualquer tipo, tais como partidos políticos e instituições religiosas. Dados do próprio ministério das telecomunicações em seu site oficial (www.mc.gov.br/radioscomunitárias)