Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 23 de abril de 2013

Abraço-CE realiza articulações políticas pela sustentabilidade das rádios comunitárias


A coordenação da Abraço – CE realizou nos últimos dias, duas audiências com parlamentares em busca de projetos para a sustentabilidade das rádios comunitárias. A primeira, no dia 11 de abril, discutiu com o vereador Ronivaldo Maia (PT), a retomada da prefeitura de Fortaleza para as rádios comunitárias e dos cursos de formação no Cuca Che Guevara. Também será pleiteado o projeto Legislativo Comunitário Cidadão na Câmara Municipal com a finalidade de capacitar os radialistas comunitários para a cobertura do parlamento.

Projeto semelhante foi apresentado na Assembleia Legislativa ao deputado Sérgio Aguiar (PSB) no dia 17 de abril. Além da formação, o projeto Legislativo Comunitário Cidadão irá gerar renda para as rádios comunitárias. Na audiência com o parlamentar estadual, também foi solicitada uma audiência pública sobre o Rádio Digital e uma interlocução com o Governo Estadual para a implantação do Projeto de Indicação, da deputada estadual Raquel Marques (PT), que instituiu o Fundo de Sustentabilidade da Comunicação Comunitária, aprovado no final do ano passado.
O Fundo prevê que 30% dos recursos de publicidade do Governo do Estado sejam destinados aos sites, vídeos, jornais, TVs e rádios comunitárias. Para que os veículos possam receber os recursos do Fundo, existem , existem alguns critérios como possuir um conselho com participação de outras entidades da comunidade, ter mais de um ano de existência e sobretudo, pertencer a alguma associação sem fins econômicos.

Informações: Abraco-CE