Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Rádio comunitária de São Sebastião do Caí se prepara para comemorar dez anos no ar


Inauguração da Rádio Comunitária Caiense em 2003

No dia 3 de julho de 2003, a Rádio Comunitária Caiense, de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, recebeu a concessão definitiva para funcionar. Foram seis anos de espera, e agora os fundadores pretendem reunir os colaboradores, operadores e ouvintes para a festa dos dez anos.

HISTÓRICO

Sempre se falou em uma rádio para São Sebastião do Caí. Em 1997, por ocasião da Festa de São Sebastião, a ideia cresceu e começou a prosperar com o Padre Aloísio. Dinâmico e muito atuante, ele logo começou a mobilizar lideranças na comunidade.

Sabe-se das dificuldades de um trabalho comunitário e ainda mais voluntário, e, portanto, arregimentar pessoas dispostas a se doarem em prol de uma causa.

Então, aos 22 de julho de 1997, foi criada a Comunidade São Sebastião de Amparo Social e Cristão, tendo como presidente Bromaldo Padilha, o qual mostrou todo o seu empenho e dedicação no seu mandato. Então tínhamos uma entidade e faltava a aprovação da Lei.

Aos 19 de fevereiro de 1998 foi promulgada a Lei 9.612 que faltava ainda ser regulamentada. E pela portaria 191 ela foi regulamentada aos 6 de agosto de 1998.


Passamos a adaptar os documentos necessários, requerer as certidões e declarações para que pudéssemos ingressar com o nosso processo de outorga, o que fizemos em maio de 1999. Passamos a aguardar. Surgiram as pressões das rádios comerciais.

O Ministério das Comunicações pediu a troca do nome da associação e mudanças nos estatutos. A associação passou a se denominar: "Comunidade São Sebastião de Amparo Social", nome que nos acompanha até hoje. Em 9 de agosto de 2.002 saia a portaria 15988 outorgando a concessão a Comunidade São Sebastião de Amparo Social, mas ainda faltava passar no Congresso para ser homologado.
 

Finalmente aos 03 de julho de 2003 recebemos a tão esperada Licença de Operação para Rádio Comunitária. Foram seis anos de espera. Uma grande espera, uma boa luta, por uma boa causa.

Do blog da Rádio Comunitária Caiense