Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 11 de junho de 2013

Movimentos sociais de Sergipe participam de curso sobre Direito à Comunicação



Observatório do Direito à Comunicação 

O papel da mídia nas sociedades democráticas, a importância dos meios de comunicação para os movimentos sociais e a democratização do setor de comunicações são alguns dos temas abordados no curso “Direito à comunicação, Democracia e Movimentos Sociais”, que acontece nos dias 8 e 9 de junho, no Assentamento Quissamã, na cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE).

Destinado a militantes de movimentos sociais, entidades estudantis e organizações populares com atuação no estado de Sergipe, o curso é fruto de uma parceria entre o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, o Levante Popular da Juventude, o Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Além dessas entidades, confirmaram presença no curso: Associação Abaô de Arte, Educação e Cultura Negra; Associação Brasileira de Rádios Comunitárias; Associação de Defesa Homossexual do Estado de Sergipe; Associação Sergipana de Hip Hop; Central Única dos Trabalhadores; Movimento Nacional de Direitos Humanos e Rede de Saúde Afro;
Segundo o integrante do Intervozes, Paulo Victor Melo, o curso será um momento de formação de militantes sociais para a luta por uma mídia democrática. “A democratização dos meios de comunicação é um tema cada vez mais presente na agenda de movimentos sociais e populares, mas temos a compreensão de que é preciso conhecer melhor a estrutura, a história e a realidade da comunicação brasileira para termos melhor definida a nossa estratégia de atuação”, afirma.

Para o membro do MST, Luiz Fernando, a discussão sobre a mídia é fundamental para os movimentos sociais, já que “a mídia corporativa manipula uma série de informações e massacra diariamente a classe trabalhadora. Por isso, precisamos discutir e avançar na construção de nossas mídias populares, além de lutarmos pela democratização do rádio e da TV”.

O curso “Direito à Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais”, tem início às 8h do dia 8 (sábado) e previsão de encerramento às 12h do dia 9 (domingo).
Abaixo, a programação completa do Curso:

08 de junho, 8h às 12h – Direito à Comunicação, Estado e Democracia
Facilitador: Paulo Victor Melo, jornalista, mestrando em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador do Observatório de Economia e Comunicação da UFS. Membro do Conselho Diretor do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

08 de junho, 14h às 18h – Comunicação, Direitos Humanos e Movimentos Sociais
André Araújo, jornalista e mestrando em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania da UFBA.

08 de junho, 19:30h – Sessão de filmes sobre Comunicação e Sarau Popular
09 de junho, 08 às 12h – A mídia dos trabalhadores e dos movimentos populares
Gislene Moreira, doutora em Ciências Sociais com menção em Política pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (México). Professora da Universidade do Estado da Bahia – Juazeiro/BA.