Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Programa de rádio comunitária em emissora oficial da Paraíba vai migrar para a faixa FM


Equipe do programa "Alô comunidade".

O programa “Alô comunidade”, produzido pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba AM, deverá ser veiculado em frequência modulada brevemente, já que a estação de rádio do Governo da Paraíba entrará no rol das emissoras AM que migrarão para a faixa de FM, conforme decisão da presidenta Dilma Roussef,  aprovando proposta que foi apresentada à presidente pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta quinta-feira, 6.

O programa, que é o único temático no Brasil sobre radiodifusão comunitária transmitido por uma emissora oficial, apresenta ótimos índices no número de ouvintes no seu horário de 14 às 15 horas aos sábados, mesmo sendo esta faixa considerada de baixa audiência. O “Alô comunidade”, comandado pelos radialistas comunitários Dalmo Oliveira, Fábio Mozart, Marcos Veloso e Beto Palhano, repercute na grade de programação de oito rádios comunitárias da Paraíba, além de sites e blogs da internet. Atendendo à legislação sobre o serviço de radiodifusão comunitária, que proíbe transmissão em cadeia, as emissoras populares gravam o programa e o retransmitem em outro dia.
Atualmente, as emissoras que operam em ondas médias sofrem com níveis crescentes de interferências e ruídos que prejudicam a prestação do serviço. A decadência do Radio AM é uma realidade, explicado pela qualidade de som das emissoras de frequência modulada (FM),  que supera em muito as rádios de amplitude modulada (AM).

As condições para a realocação serão definidas pelo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério, Genildo Lins, que discutirá com os representantes das emissoras os termos de uma proposta a ser encaminhada, em regime de urgência, ao Congresso Nacional.