Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ITAMBÉ – BAHIA


Sede da Rádio Comunitária Luz, de Itambé

Cidade baiana convive com duas rádios comunitárias “problemáticas”

A cidade de Itambé, na microregião de Itapetinga, no Estado da  Bahia, dispõe de duas rádios comunitárias, a Rádio Luz e a Rádio RC, as quais, segundo os portais de notícias da região, funcionam de forma irregular, porque não atendem ao que determina a legislação e fogem à filosofia do serviço de radiodifusão comunitária.

A Rádio Luz pertence à Fundação Juracy Marden, sendo uma emissora caracterizada pelo aspecto religioso. Dizendo-se pessoa jurídica de direito privado e entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, a Fundação Juracy Marden foi instituída “com o intuito de perpetuar o carisma missionário e religios do seu patrono, o Padre Juracy Marden”, conforme informa o blog da entidade, sendo portanto uma instituição ligada à Igreja Católica.

A outra emissora é a  Rádio Comunitária RC de Itambé, que ainda conforme noticiam os blogs locais, “funciona em total desacordo com as normas do sistema de radiodifusão comunitária brasileiro ( Lei 9612, de 1998)”, sem abrir espaço para a população e ainda disponibilizando os horários da grade de programação para promoção de políticos locais. “A rádio foi apoderada por uma só pessoa que dita as regras, vende horários a preços altíssimos e não trabalha em direção ao incentivo ao laser e cultura da comunidade”, denuncia o portal “Ita Fogo Verdade”.