Coordenador da Abraço, José Luiz Sóter está na mira dos procuradores (Legenda na matéria da revista "Isto é" |
Procuradores investigam esquema envolvendo cobrança de pedágio por coordenador de associação, que também é funcionário do Ministério da Educação
Josie Jeronimo
DENÚNCIA
A Abraço estaria cobrando irregularmente uma comissão de 20% das emissoras
Em um dos convênios celebrados no ano passado, por exemplo, a Abraco recebeu da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) R$ 168 mil. Pelo contrato, o dinheiro deveria custear despesas de operação de dez emissoras espalhadas pelo País, mas o Ministério Público descobriu que a Abraco, comandada por líderes petistas de diversos Estados, ficou com 20% da verba. A denúncia foi feita ao MP por uma rádio comunitária de Planaltina, a Utopia FM, no Distrito Federal, que deveria receber parte do dinheiro, mas acabou excluída do rateio depois de se recusar a fazer o repasse de 20% para a Abraco. Sóter nega o lobby pelos recursos públicos e diz que o problema no convênio com a EBC já foi resolvido. As investigações ainda em curso indicam que a maioria das rádios favorecidas pelo esquema de Sóter é dirigida por pessoas ligadas ao PT.
Carvalho. O processo administrativo foi convertido em inquérito civil em novembro de 2011.
Fotos: SEBASTIAO MOREIRA/AE
Site da revista IstoÉ
ABRAÇO PEDE DIREITO DE RESPOSTA
A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO Nacional solicitou, através de notificação extrajudicial, direito de resposta a tal reportagem e irá, através dos procedimentos cabíveis, solicitar a reparação dos danos causados pela infame publicação. A referida reportagem nos causa, no mínimo, estranheza. Primeiro porque não há qualquer fato atual que justifique tal notícia. O suposto inquérito teria sido iniciado em novembro de 2011 e, segundo o Gabinete do Procurador citado, o mesmo já haveria despachado o parecer pelo ARQUIVAMENTO do processo.” - Comentário publicado no site da revista “Isto É”.
(Mensagem no site da revista)