Aperte o play e curta nosso som

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Histórico da Rádio Comunitária Rainha – Itabaiana/PB

Andrade, presidente da Rádio Comunitária Rainha de Itabaiana/PB

A Associação de Radiodifusão Comunitária de Itabaiana-PB ( originalmente registrada com nome de fantasia ITABAIANA-FM ) surgiu logo nos primórdios das primeiras licenças conferidas em para outras cidades, através de um grupo de cidadãos , em torno de trinta e sete, e aos vinte dias do mês de Julho de 1999, realizou a fundação da entidade. Ao longo dos anos, a sua licença foi postergada por diversos motivos tais como: mudança do código civil, outras tantas associações ao longo do curso que demonstraram interesses tal como Associação Maria Dure, Amigos da Rainha do Vale; as forças políticas contrárias, Portal do Alvorada e tantas outras conjecturas não justificáveis para tanta demora.

Chegou uma advogada com a missão de abrir uma rádio em nossa cidade, marcada reunião na câmara de vereadores (o prefeito da época - Babá) , colocados os discursos como todo empreendimento em nossa cidade (todo mundo quer ser o pai da criança) e o Presidente Andrade não podendo fazer-se presente, escalou o Secretário Ronaldo Alencar para representar nossa entidade. No auge das palestras a dita advogada disse que era interesse do então Presidente da Republica (Fernando Henrique Cardoso) de abrir uma rádio comunitária em todo município brasileiro. Quando então nosso Secretário interpelou “Se é do interesse do Presidente FH abrir comunitária em todo o município, por que então nosso processo está parado há mais de 06 anos? Ela respondeu “Por certo existe algum vício em seu processo” . A Comunitária de Salgado de São Felix com 02 anos de fundação foi colocada no ar do Programa Portal do Alvorada.

A persistência foi necessária à sua Diretoria, o acreditar nas forças divinas e com muito sofrer, sem os recursos necessários até então bancados pelo Presidente Antonio de Andrade Pereira e Secretário Ronaldo Alencar Bezerra; recebemos apoio irrestrito de nossa Co-Irmão de Juripiranga a “ Radical FM “ nosso amigo de luta Marcos . Não poderíamos deixar de registrar também o cidadão simples, mas altivo, José Luis de França (faleceu e não viu a Rainha funcionar), sogro do presidente Andrade que cobriu as primeiras despesas; como reconhecimento, nosso estúdio leva o seu nome .

Culminou por recebermos a Licença Provisória a partir de janeiro de 2009, e tão somente chegando em nossas mãos em junho do mesmo ano. Pasmem, tivemos que exercitar nossa paciência e cidadania por dez anos, para então lograrmos êxito e finalmente, no dia 13 de Junho de 2009, inauguramos a nossa programação voltada para a ‘ VOZ DO POVO ‘, uma vez que em nossa cidade tínhamos uma outra rádio comercial cuja licença foi de uma rapídez impressionante, inclusive plagiando nosso nome fantasia, em detrimento de um registro no cartório de documentos que nos favorecia com o nome de Fantasia de ITABAINA – FM, o Ministério das Comunicações solicitou que mudássemos de nome. Providenciamos enquete com a população local, sendo escolhido o nome “RAINHA FM”.

CONSELHO COMUNITÁRIO:

Augusta e Respeitável Loja Simbólica Duque de Caxias

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabaiana

Associação de Acampamento Antares de Itabaiana

Associação Atlética Banco do Brasil

Grêmio Recreativo Itabaianense

Associação Espírita Seara do Bem

Associação dos Moradores Rurais do Conjunto Antonio Mariz