Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Rádios comunitárias se reúnem no RS para discutir rumos



No dia 20 de outubro ocorreu o encontro de rádios comunitárias no RS. Entre os temas discutidos estava a cobrança do ECAD, o repasse de recursos de campanhas públicas pelo governo do estado, conjuntura nacional e estadual do movimento de rádios comunitárias.

Do Paraná foram representadas três rádios comunitárias: Cerro Azul, Telêmaco Borba e Ponta Grossa. Do RS também se fizeram presentes três emissoras: Ronda Alta, Três Palmeiras e outra de Porto Alegre. Também marcaram presença uma rádio comercial e outra educativa, do Paraná. “O encontro foi produzido, pena que com poucas rádios comunitárias”, afirmou Luiz Dsulinski, do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias.

As rádios também estão discutindo estratégias de pressão aos governos e parlamentares na mudança da legislação restritiva que impede do desenvolvimento da comunicação pública e comunitária. Para isso a pressão em parlamentares para o ingresso na Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão e Direito a comunicação, garantindo o comprometimento com as propostas aprovadas na I Conferência Nacional de Comunicação, é considerada importante. No campo jurídico, um seminário está sendo construído com a participação das regiões para alimentar o avanço também no judiciário, palco recente de retrocessos que impedem o pleno funcionamento das iniciativas comunitárias.