Audiodocumentário “O
Rádio que fez história” é lançado por alunos de Jornalismo na UEPB
Alunos
concluintes do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB) acabam de lançar o audiodocumentário “O Rádio que fez história:
contribuições para o desenvolvimento sociocultural de Campina Grande”. O
trabalho tem como objetivo homenagear os 150 anos de Campina Grande, destacando
a história do rádio na cidade e seu papel no desenvolvimento sociocultural da
população.
Segundo
os professores Goretti Sampaio e Rodrigo Apolinário, coordenadores da
iniciativa, a proposta de “O Rádio que fez história” surgiu a partir da
disciplina de Estágio Supervisionado, que propõe um produto ao final do curso.
“Esta construção de memória é fruto de uma pesquisa no Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), iniciada há dois anos. Aproveitando
este o contexto, elaboramos este trabalho”, disse Goretti Sampaio.
A
participação dos alunos envolveu o trabalho de pesquisa com cunho científico,
já que foram utilizados relatos de memória e história oral, e também realizaram
toda a produção jornalística, da pauta à edição. No processo, também foram
feitos testes de locução para a escolha do perfil mais indicado para narração
dos relatos.
História
para ouvir
Abrangendo
desde os primeiros serviços de alto-falantes, mais conhecidos como difusoras,
passando pelo pioneirismo das emissoras AM – Cariri, Borborema e Caturité – o
audiodocumentário recupera a trajetória da radiofonia em Campina Grande, entre
as décadas de 1930 e 1960, ressaltando os personagens, profissionais e
programas que marcaram época no rádio e seu legado para as novas gerações.
Entre os
entrevistados estão os professores Antonio Clarindo, Gilson Souto Maior, Luiz
Custódio da Silva, além de Maria Mendes, Marilena Motta e da locutora Silvinha
Alencar, e com gravações históricas em arquivos pesquisados de Hilton Motta,
Joel Carlos (este entrevistado pouco antes de falecer) e Jovelino Farias, os
três in memorian.
“Todos os
entrevistados contribuíram muito para a construção da memória e foram peças
fundamentais para a conclusão do trabalho”, destacou a professora Goretti.
Segundo ela, há a possibilidade de tratar outras propostas nesta mesma
perspectiva de construção da memória, a exemplo do jornalismo esportivo no
rádio, o que poderá ser pesquisado por futuras turmas do Estágio
Supervisionado.