Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 4 de março de 2014

Rádio Comunitária de Livramento/PB é objeto de estudo para tese de doutorado

Janielson Santos é o diretor da Rádio Livramento FM

O jornalista Orlando Berti é professor de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UESPI-Universidade Estadual do Piauí e atualmente está fazendo seu doutorado em Comunicação Social na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. O doutorando Berti atua como jornalista nos campi de Teresina, Picos e Sertão, se diz privilegiado por ter como sua orientadora de Tese a professora-doutora Cicília Peruzzo que foi aluna de Paulo Freire, um dos maiores nomes na América Latina em estudos de comunicação comunitária.
Seu trabalho de Doutorado centraliza estudo e pesquisa sobre as rádios comunitárias do Sertão (ou semiárido) do nordeste do Brasil que conseguem levar sua programação através da Internet. Berti vem estudando diversas emissoras e seus processos comunicacionais com a rede web. Todas as emissoras que estão online e que instigam a participação em seus sites e seu campo de estudo limitam-se a oito estados sertanejos.

Nesses estados, Orlando Berti escolheu as Rádios Comunitárias, objetos de suas pesquisas e, entre elas, está a Rádio Comunitária Cultura FM de Araci. Na Paraíba o pesquisador centrou seus estudos na Rádio Livramento FM, da cidade de Livramento, no sertão paraibano, comandada pelo comunicador Janielson Santos.