Com
objetivo de investigar a opinião da população brasileira sobre os meios de
comunicação, a Fundação Perseu Abramo realizou pesquisa sobre temas como o grau
de concentração da mídia e sobre o regime de concessões das TVs e rádios, além
da penetração da internet nos lares.
De acordo
com a pesquisa, 34% dos entrevistados acreditam que quando tratam de política e
economia, os meios de Comunicação no Brasil costumam defender seus próprios
interesses. Além disso, 65% das pessoas não concordam com tudo que os veículos
de comunicação publicam.
A pesquisa
mostrou que 79% da população pesquisada ouve rádio, sendo que 69% desse total
acompanha o veículo diariamente. O resultado é menor apenas que o da TV aberta,
que conta com 94% da população. A margem de erro prevista é de 2 pontos
percentuais para os resultados com o total da amostra e varia de 3 a 5 pontos
percentuais para os resultados nas macrorregiões brasileiras.
Tendo por
objetivo principal investigar as percepções da população brasileira sobre os
meios de comunicação, a pesquisa abordou temas como o conhecimento sobre o grau
de concentração da mídia e sobre o regime de concessões das TVs e rádios, a
penetração da internet, a percepção sobre a neutralidade dos meios e opiniões
sobre sua regulamentação, com destaque para como diferentes setores sociais se
vêem representados, em interesses e imagens, pelos meios que consomem. A
empresa que realizou a pesquisa colheu 2.400 entrevistas junto a uma amostra
representativa da população brasileira com 16 anos e mais, cobrindo as
áreas urbana e rural de 120 municípios (estratificados em pequeno, médio e
grande porte), das cinco macro-regiões do país.