Ouça nossa webradio

sábado, 4 de junho de 2011

Estudantes entrevistam radialistas comunitários da Rádio Zumbi em João Pessoa/PB

Diva Monteiro, Fábio Mozart, Roberto Palhano, Dalmo Oliveira e Fabiana Veloso. Ao fundo, o cantor e compositor Toninho Borbo e a cadela Nicinha.


“O que é uma rádio comunitária?” “Por que essas rádios são tão perseguidas pelo Governo e pelos demais meios de comunicação?”, “Como as rádios comunitárias conseguem se manter sem ter espaço para publicidade?”, “Como a comunidade interage com essas emissoras?”, “É verdade que rádio comunitária derruba avião?”. Essas e outras perguntas foram feitas por quatro estudantes de radialismo e TV da Universidade Federal da Paraíba, ao serem recebidos na Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, no bairro Geisel, em João Pessoa, na manhã de 03 de junho. Eles visitaram a rádio para tirar dúvidas e aprender mais sobre a radiodifusão comunitária.


Os estudantes se mostraram empolgados e encheram os coordenadores Fábio Mozart, Roberto Palhano, Dalmo Oliveira e Fabiana Veloso de questionamentos. A matéria fará parte de documentário que estão preparando como trabalho do curso de radialismo. “Achamos muito importante este contato, pois assim podemos passar para os estudantes a filosofia das rádios comunitárias e os objetivos de nossa luta”, afirmou Fabiana Veloso, Presidente da Sociedade Cultural Posse Nova República, entidade mantenedora da rádio.


O jornalista Fábio Mozart doou aos estudantes um exemplar do seu livro “Democracia no Ar”, que descreve embates ocorridos na Paraíba entre rádios comunitárias, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, com relatos sobre a fundação da própria Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares em 2003.


Os estudantes Maurício Thiago Medeiros, José Nunes Vieira Neto, Heloísa Marques e Diva Monteiro prometeram retornar com o documentário sobre as rádios comunitárias, para exibição na comunidade.