Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Rádio Comunitária de Presidente Sarney sofre atentado


Equipamentos queimados no estúdio da rádio

Prédio onde funciona a Rádio Comunitária Ambiente FM

A notícia é antiga, mas válida enquanto referência no que se refere aos atritos envolvendo rádios comunitárias e política interiorana. Muitas rádios comunitárias sofrem pressão dos poderosos do lugar por tomarem posições antagônicas com os mandatários locais, provocando a fúria de quem se acha “dono” das comunidades.

No Maranhão, a pequena cidade de Presidente Sarney conta com a Rádio Comunitária Ambiente FM, vítima de atentado na madrugada do dia 15 de abril de 2012. Cerca de cinco elementos invadiram a sede da emissora, atirando contra o segurança e danificando os equipamentos, logo em seguida ateando fogo no local. Segundo o blog “Cidade de Presidente Sarney”, dois dos indivíduos foram reconhecidos e em poucas horas presos em flagrante. Os dois indivíduos presos, Juarez Lima de Araújo, 44, e Joseivaldo Silva dos Santos, 32, são funcionários da prefeitura de Presidente Sarney e assessores direto do prefeito e seu filho, prováveis mandantes do atentado”. Segundo o blog, Essa não é a primeira vez que a emissora sofre atentado. A algum tempo atrás uma pessoa que fazia manutenção na torre percebeu algo de errado e, verificando, descobriu que haviam serrado dois dos três pés da torre.

Ainda conforme o blog, “os responsáveis por essa barbárie, após pagarem fiança, foram recebidos pelos seus colegas partidários do prefeito e seu filho como verdadeiros heróis, sob trovoadas de fogos.”