Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Abraço Ceará e MST promovem curso sobre Rádios Comunitárias


O curso Programação Radiofônica Educativa e Comunitária reuniu, na sexta, 24 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Crateús, 20 radialistas das emissoras da região cearense dos Inhamuns: Carnaúbas Fm de Ipueiras, Cidade Fm de Monsenhor Tabosa, Independência Fm de Independência, 25 de Maio de Madalena e Camponesa Fm de Crateús. As duas últimas são de rádios assentamentos do Movimento Sem Terra (MST). O curso teve o objetivo de apresentar as rádios comunitárias como manifestações do movimento pela democratização da comunicação, refletindo assim o papel social das emissoras.

A capacitação foi facilitada por Sérgio Lira e Ismar Capistrano. Além da democratização da comunicação, foi abordada a história das rádios comunitárias, as características da comunicação comunitária e a programação educativa. “Queremos fortalecer o espírito de emissora comunitária”, explica Sérgio Lira. Para Lucima Rodrigues da Cidade Fm, as rádios comunitárias sempre devem estar com portas abertas para receber todos da comunidade.

A parceria entre MST e Abraço pode ser aprofundada. Genivando Santos da Camponesa Fm ressaltou a necessidade de união de forças de movimentos por uma comunicação verdadeiramente comunitária e pela democratização da comunicação. Manuel Macedo da Carnaúbas Fm comparou a luta das rádios comunitárias como a luta pela terra. “Estas capacitações têm demonstrado a possibilidade de avançarmos em nossos desafios não só de formação, mas de mobilização”, afirma Ismar Capistrano.


Abraço Nacional