Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 8 de julho de 2011

RÁDIO LIVRE JÁ!


Por Pedro Osmar

A luta pela democratização dos meios de comunicação na cidade de João Pessoa tem levado artistas e músicos a se concentrarem de novo para uma caminhada nova, uma caminhada de preparo e mobilização que tem feito com que realizem oficinas, palestras e debates sobre o tema da rádio livre, uma rádio democratizada e em condições de trabalho popular nas comunidades. É a ação educativa do FÓRUM DE MÚSICA DE JOÃO PESSOA que resgata o trabalho iniciado pelo Musiclube da Paraíba nos anos 80, que conquistaria para a cidade a geração de artistas como Chico César, Totonho, Milton Dornellas, Adeildo Vieira, Escurinho, Paulo Ró, Dida Fialho, João Linhares, Jarbas Mariz, entre outros. E esses artistas merecem o respeito de todos nós! E há uma nova geração que chega para ocupar também o seu lugar de destaque na grande mídia!

Nos anos 80 os artistas foram às ruas protestar contra essa marginalização e escanteamento, empunhando faixas e lançando manifestos a partir de uma pergunta básica: PORQUE A MÚSICA DA PARAÍBA NÃO TOCA NO RÁDIO PARAIBANO? E hoje a pergunta é a mesma, porque nada mudou! A luta dos artistas para que a produção paraibana de música chegue até às rádios e TVs comerciais é infrutífera, visto que a lógica violenta dos programadores de rádio ainda é a de massacre do produto local, de escanteamento e desrespeito a todos os pesquisadores que procuram traduzir os valores de uma cultura local/regional/nacional e de mundo, numa simples canção. Há que se debater a democracia e exigir o socialismo desse ato democrático, porque esta é a tendência no governo do Brasil, e da Paraíba! E porque essa tendência democratizante não chega aos meios de comunicação?

O resgate dessa luta nesse momento responde a algumas perguntas que foram engavetadas pelo conformismo e pelo engano de muitos de nós, fazendo com que politicamente nossos artistas e suas produções ficassem imobilizados, à mercê de uma postura caduca e reacionária dos “donos” dos meios de comunicação comerciais, alienando uma postura que nunca lhes colocou à frente do seu tempo (e precisamos investir, sim, nesses passos à frente!). A resposta não poderia ser outra: o Fórum de Música de João Pessoa parte então para reposicionar politicamente o debate, agindo pelo viés do falar alternativo e independente, tendo o estudo, o pensar e o agir da RÁDIO LIVRE JÁ!, como saída para tornar a música paraibana, em diversidade estética, ética e técnica, no contexto da cultura em geral, conhecida do grande público. Sendo este o objetivo inicial para um reposicionamento crítico dos artistas paraibanos diante deste massacre de nosso produto cultural!

O evento RÁDIO LIVRE JÁ! É a resposta inicial, reunindo músicos, cantores, compositores e produtores em torno da idéia de construção de uma “rádio livre” para o Fórum de Música de João Pessoa (seja ela web rádio, AM ou FM). Daí que nós estamos vindo à rua de novo para provocar o amplo debate, o necessário debate crítico e público sobre a “Democratização dos meios de Comunicação”, de forma que possamos gerar uma nova expectativa. Relembrando: foi criado um projeto/processo para marcar a nossa opinião: A primeira apresentação desta campanha de democratização se deu no começo de maio (dia 06, no espaço Multicultura), reunindo o pessoal do reggae: Febuk e Banda Santo Graal, Grupo Ativamente e Tribo Ras; E nesta quinta feira, dia 16 de junho, às 19hs, reunirá também, no Teatro Santa Roza, aOrquestra Sanfônica do Balaio Nordeste, o Jaguaribe Carne (Pedro Osmar e Paulo Ró), o rapper Scobá, o grupo Atitude Urbana (Ed e Eds) e Febuk e Banda Santo Graal, para mais uma atitude. O evento beneficente (toda a renda será revertida para a compra do equipamento de rádio) tem o apoio da Funjope.

A idéia é resgatar o debate sobre rádio livre, do pensar e agir rádio alternativa, de mobilizar os artistas, políticos, intelectuais e a população para que não tenhamos que ficar à mercê da lógica das rádios comerciais que só tocam o sucesso do momento, que só tocam o mesmo artista durante meses, que trabalham a partir da lógica perversa de um capitalismo selvagem que atua nos meios de comunicação, com autoritarismo e desrespeito aos nossos artistas, bem como à nossa cultura local.

Estamos vindo à público lembrar que vivemos numa democracia!

Estamos vindo à público dizer que não vamos ficar calados diante dos autoritarismos praticados pela grande mídia! E nossas armas são nossas atitudes! É a nossa música, a nossa poesia, a nossa utopia!

ANTES ARTE DO QUE TARDE!

Fórum de Música de João Pessoa.