Aperte o play e curta nosso som

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Encontro de radiodifusores comunitários propõe estratégia para instalar mais rádios comunitárias em João Pessoa/PB


Encontro foi promovido pela CUT e Abraço/PB (Foto: Fábio Mozart)

Em evento ocorrido no dia 27 de agosto, no Sindicato dos Telefônicos da Paraíba, foi levantada a questão da falta de interesse do Ministério das Comunicações em conceder novas outorgas para rádios comunitárias na capital da Paraíba, a única cidade de sua dimensão a contar apenas com uma única rádio de baixa potência. Desde 2009, as rádios Diversidade e Alquimista aguardam a definição da concessão da outorga por parte do Ministério das Comunicações.

Diante desse quadro, o jornalista Dalmo Oliveira recomendou que as entidades ligadas à comunicação comunitária usassem a estratégia posta em prática em Salvador, na Bahia, onde mapearam e dividiram as áreas urbanas, com loteamento do espectro entre entidades do movimento social, o que foi feito em um único pedido ao Ministério das Comunicações. Essa espécie de consórcio entre as entidades pode facilitar as concessões de outorgas e dar mais legitimidade às entidades que irão explorar o serviço de radiodifusão comunitária, para evitar que os canais sejam concedidos a políticos ou empresários do setor.

No mesmo encontro, foi encaminhada ação no sentido de que os movimentos sociais lutem pela instalação do Conselho Estadual de Comunicação, com a formação de uma frente parlamentar de apoio à democratização das comunicações.