Mutirão busca salvar UERN de Santa Cruz
Representantes de entidades da sociedade civil organizada de Santa Cruz estão organizando um Mutirão em Defesa da UERN – um movimento que tem por finalidade alertar as autoridades para o ostracismo que vem tomando conta do Núcleo Avançado de Educação Superior de Santa Cruz.
O servidor público Hugo Tavares Dutra, um dos líderes do movimento, revela que é preciso se discutir sobre o papel da UERN naquele município. “A universidade foi instalada em nossa cidade sem uma discussão, apenas por uma imposição política. O resultado é que dos dois cursos criados inicialmente, apenas um está funcionando e não sabemos se atende às demandas locais”, destaca. O citado Núcleo foi instalado com dois cursos, Enfermagem e Ciências da Computação. O primeiro formou apenas uma turma. Apenas o segundo permanece e nenhum novo curso foram criados.
Hugo revela que a cidade conta com uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) também com um curso de Ciências da Computação, e com universidades privadas com cursos na área médica. “Precisamos então discutir sobre que rumo será dado à UERN. Temos que salvar a UERN em nossa cidade e isso passa, primeiramente, por uma discussão sobre o seu papel”, destaca Hugo Tavares, que já foi membro de diretório acadêmico, e integra a direção estadual da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço/Potiguar).
O líder do movimento revela que o prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, integra o Mutirão em Defesa da UERN e se comprometeu a dar a parcela de contribuição da prefeitura para que o Núcleo seja revitalizado e ampliado. O Executivo local é parceiro da UERN na instalação e manutenção do Núcleo Avançado de Educação Superior de Santa Cruz.
O Mutirão estará nesta terça-feira em Natal na sede da UERN na Av. Airton Sena, para participar, a partir das 15:30h, de uma audiência com o reitor Milton Marques de Medeiros.
Integram a comitiva que estará em Natal, representantes do IFRN (professores e estudantes), do Hospital Universitário, da Câmara Municipal, do Conselho Municipal de Saúde, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), da UERN, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM-RN) e da Abraço Potiguar.
“Esse movimento está apenas começando. Vamos realizar dois grandes atos. O Mutirão está sendo fortalecido e queremos que esse fortalecimento se reproduza na melhoria e crescimento da UERN. O mais rápido possível” finaliza.
Mais informações: 8124-6607 (Hugo ou Cássio)
Abraço Nacional