Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rádio Quilombo: nas ondas da desobediência

A rádio opera na faixa de 88.3 MHZ, com programação produzida por pontos de cultura, coletivos anarquistas, organizações de mulheres, grupos de teatro alternativo e outras tribos, no bairro da Restinga, em Porto Alegre/RS. Com o lema “a rádio que não abaixa a cabeça”, é uma das emissoras mais combativas do Brasil. Na programação rolam grupos de música alternativa como Wolks 69, Reagentes do Rap, Efeito Coringa, Restinga Crew, entre outros.

No campo político, a rádio abre espaço para as mais variadas facções, como a “Tendência Sindical Resistência Popular”. A rádio Quilombo também tem participado ativamente nas mais variadas manifestações pela democratização das comunicações no sul do Brasil, juntamente com a Rádio Voz do Morro e o coletivo Catarse, a exemplo de recente seminário sobre o direito à comunicação.

A Rádio Quilombo é uma das poucas que têm como meta o protagonismo popular e é gerida democraticamente. Um dos programas transmitidos pela Rádio Quilombo é o “Rompendo o Cerco”, com apresentação de Tharcus e Benhur. Na última edição, comentaram a respeito da violência do estado contra a população pobre, os protestos em Wall-Street, entre outros assuntos, tendo como trilha sonora muito rap latino. Rafael e Felipe trazem a gravação do Jornal dos Trabalhadores, informativo produzido pelos sindicatos locais. Outro programa que se destaca é o “Policultura”, com Fabiano trazendo notícias culturais, de festas e de bandas independentes, da Restinga e do mundo.