sábado, 24 de dezembro de 2011

História da Rádio Comunitária Santa Marta


Há muito tempo um morador do morro Santa Marta pensava em instalar uma rádio comunitária. Sabemos que não é fácil para o projeto virar realidade. É preciso organização e articulação. Em agosto do ano 2002, Luiz Kleber ou Ske como era conhecido dentro e fora do Santa Marta, participou de uma reunião na PUC, universidade que fica na Gávea, Rio de Janeiro. A parti daí Ske alimentou esse sonho junto com seu amigo Lula. No início, Lula pensou que seria só uma conversa. Mas ao passar algum tempo, Ske e seu parceiro Lula foram articulando esse projeto. Algumas pessoas participaram diretamente nesse sonho. Pastor Valdeci, com sua positividade e articulação, levou Ske e Lula em alguns lugares para tentar ganhar os equipamentos para montar a sonhada rádio. Infelizmente naquele momento não foi possível. Seis anos se passaram e com muita persistência Ske e Lula conseguiram uma parceria. Enfim nascia a sonhada rádio. A ONG Promundo doa os equipamentos para a 1º rádio comunitária no morro Santa Marta.

Em fase de teste, Ske e Lula botaram no ar a rádio “SOM DA CASA FM 106,1”. Neste momento ímpar começa a formar um corpo a sonhada rádio. Ske e Lula convidaram pessoas para fazer parte desse projeto. João Batista, Fiell e pastor Valdeci, se colocam a participar desse projeto de forma voluntária. Juntos fazem muito planos. Kleber que estava se recuperando de um problema de saúde estava muito otimista que tudo estava acontecendo. Infelizmente a vida é uma caixa de surpresa e naquele momento de felicidade Luiz Kleber teve uma recaída e a rádio dá uma parada. No mês de março de 2010, Ske infelizmente não suportou e veio a falecer no hospital. Ficamos muito tristes e desanimados, pois ele era o nosso pai, líder e irmão. Uma nova realidade que tivemos de enfrentar sem nosso inesquecível Ske.

Lula andava muito desanimado pelos becos do morro Santa Marta, a ponto de não querer mais saber de rádio. Depois de algum tempo Lula encontra o Rapper Fiell e fala sobre dar continuidade à radio:

Lula – Fiell, não quero mais saber de rádio.

Fiell – Lula agora mais do que nunca, temos que continuar esse sonho que nosso parceiro Ske sonhou! Então naquele momento Lula e Fiell assumiram essa responsabilidade de dar prosseguimento à rádio abrangendo artistas, articuladores e moradores do morro Santa Marta para mostrar seus valores.

Em uma palestra na UFRJ na Praia Vermelha, Fiell junto com o ator Alan Barcelos reencontra o músico MARCELO YUKA (ex- O Rappa), depois de muito tempo. Yuka pergunta como vai o Visão da Favela Brasil e sobre o hip-hop Santa Marta que Fiell coordena. Ao falar das lutas e conquistas, Fiell tem uma grande surpresa. YUKA doa uma rádio ao Fiell e ao Visão da Favela Brasil. Yuka fala: – Fiell estou doando essa rádio para você, espero que faça bom proveito. Sei que você é um cara sério e irá tocar essa rádio da melhor forma possível. No dia seguinte Fiell liga para o Lula e fala do presente doado pelo músico Marcelo Yuka.

Fiell – Lula, é o seguinte: o Marcelo Yuka doou uma rádio para nosso coletivo Visão da Favela Brasil. Como entre nós não temos individualismo o que você acha de juntar tudo e montar uma rádio só? Iremos abrir para todos que queiram colocar um programa com seriedade. Lula – Tô junto Fiell. Vamos tocar esse projeto com seriedade. Dando continuidade, nomeamos a RÁDIO COMUNITÁRIA SANTA MARTA 103,3 FM em homenagem a todos os comunicadores e moradores que lutaram e lutam por uma favela melhor em especial ao Kleber. Onde o Luiz Kleber (Ske) estiver com certeza ele estará muito feliz. Ske está em nossos corações, pois nos irradiava com sua simplicidade e humildade. Ele nos mostrou que temos que acreditar em nossos sonhos porque sonhar não paga nada. Hoje, a rádio Santa Marta está no ar e ecoando informação, música e entretenimento nos becos e vielas onde Ske viveu e lutou por uma vida mais digna.

www.radiosantamarta.com.br