Aperte o play e curta nosso som

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mocorongo - Uma rede de comunicação comunitária na AMAZÔNIA


Amazonas, Tapajós e Arapiuns. Jovens de 30 comunidades localizadas às margens desses rios, nos municípios de Santarém e Belterra, Pará, em plena Floresta Amazônica, protagonizam a história da Rede Mocoronga de Comunicação Popular.

A rede é resultado do trabalho do Projeto Saúde & Alegria, uma organização não governamental que atua desde 1987 na região. Atualmente, atende 150 comunidades com programas de desenvolvimento comunitário integrado nas áreas de saúde, organização comunitária, economia da floresta, educação, cultura e comunicação. A arte, o lúdico e a comunicação são os principais instrumentos de educação e mobilização da proposta, sendo a Rede Mocoronga uma das suas principais expressões.

O projeto forma adolescentes e jovens através de oficinas de educomunicação como repórteres comunitários para a produção de programas de rádio, vídeos, jornais locais e blogs na internet. Eles alimentam a circulação de informações e campanhas educativas, difundindo a voz, a realidade, o cotidiano e a cultura regional da população para a população. Esta comunicação comunitária é fundamental numa região praticamente isolada e com muitas ameaças ao meio ambiente e aos meios de vida tradicionais.

Muito se fala da Amazônia, de sua rica biodiversidade e dos problemas ambientais, mas poucas iniciativas permitem que a Amazônia seja apresentada pelos próprios moradores da região. Esse é o papel da Rede Mocoronga.