Aperte o play e curta nosso som

sábado, 31 de outubro de 2009

RÁDIO COMERCIAL QUE ATUA COMO COMUNITÁRIA: ‘Comunidade 101’ atende moradores de Cruz das Armas



Os moradores de Cruz das Armas, em João Pessoa, vão receber atenção especial hoje. A equipe da rádio 101 FM marca presença no bairro, desde as 6h, para discutir junto às autoridades competentes soluções para as dificuldades do local. A visita faz parte da ação ‘A Sua Rádio no Seu Bairro’, que prevê ainda uma série de serviços gratuitos para a comunidade durante todo o dia. Como o bairro não possui uma praça de grande porte, o evento será realizado no estacionamento da Bio Systems (em frente à Maternidade Frei Damião).

A ação teve início com a transmissão do programa Comunidade 101, ao vivo do local, que será seguido por um café da manhã promovido pela São Braz. Logo depois, serão abertos os estandes de atendimentos, que oferecerão facilidades como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, distribuição de preservativos, escovódromo, emissão de documentos – entre eles carteira de trabalho, aula de culinária com reaproveitamento de alimentos e corte de cabelo.

Durante a tarde, a equipe promocional da 101 FM vai divertir a comunidade com jogos e apresentações culturais, tais como capoeira, frevo e shows de ritmos diversos. Além disso, haverá sorteios com vários prêmios, com destaque para uma bicicleta modelo adulto. A partir das 20h, o bregão ‘Bandeira 2’ será transmitido direto do local e o apresentador Edy Cabral contará com a participação de Veronice e Erivaldo Ferreira, cantando grandes sucessos do repertório romântico-popular.

Para oferecer tantos benefícios, a emissora conta com o apoio dos patrocinadores São Braz e Fesvip (Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula), além de vários parceiros, como Secretaria de Saúde Municipal, Projeto Empreender, STTrans, Emlur, Polícia Civil, Guarda Municipal, TRT, Hemocentro, Sesc, Sesi, Senac, Karol Balas, Laboratório Bio Systems, Cremosin e Unipão.

O projeto ‘Comunidade 101 – A Sua Rádio no Seu Bairro’ teve início no mês de maio, em Mandacaru, e já visitou outros bairros da cidade, como Valentina e Mangabeira. Ao todo, foram realizados mais de 20 mil serviços gratuitos para as comunidades.

Fonte: Jornal da Paraíba


Comentário: Serve de exemplo até para as rádios comunitárias “da vida”, que vivem de falar muito, cobrar muito, ganhar muito e fazer pouco. E ainda por cima, atuam como rádios comerciais, enquanto o nome "comunitária" fica pintado lá em cima, somente de fachada. Lamentáveis contradições. (Nel Fuxico)

Fonte: mari_fuxico.blogspot.com

No bairro de Cruz das Armas funciona a única emissora em João Pessoa que tem outorga do Ministério das Comunicações para operar como rádio comunitária. Ela tem dono, vende anúncios com o mesmo padrão das outras rádios, não é de gestão pública e chega ao absurdo de comercializar toda a grade de programação do domingo para as igrejas pentecostais “pegue-pague”. O proprietário da rádio é o publicitário Jonildo Cavalcante Filho. (Comentário de Maciel Caju)