Aperte o play e curta nosso som

sábado, 17 de outubro de 2009

Conselho Tutelar do Geisel nega informações à comunidade




O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, que funciona no Geisel, foi procurado pela repórter Gyl Daiana para obter informações sobre as ações do órgão na comunidade.

O Conselho Tutelar é uma importante conquista da sociedade para preservar os direitos da criança e do adolescente, mas a maior parte das pessoas desconhece seus objetivos. Como se viu, parece que o Conselho Tutelar do Giesel não está, porém, interessado em fazer chegar ao cidadão as informações sobre a política de atendimento a essa clientela.

A Rádio Zumbi ainda está por saber se negaram informações por falta de estrutura para levantar os dados, por receio de publicação da reportagem, por negativa de superiores hierárquicos ou desorganização pura e simples.

Por coincidência, o Congresso Nacional está debatendo projeto de lei que regulamenta o acesso dos cidadãos a informações em poder dos órgãos públicos. Apesar de ser um direito constitucional, tanto jornalistas quanto pessoas interessadas enfrentam diversas barreiras para obter informações que, em vez de serem abertas, ficam guardadas e vigidas nas gavetas da burocracia.

A Comunitária Zumbi dos Palmares já tentou buscar informações junto à Prefeitura de João Pessoa e gabinetes de alguns vereadores, sem nenhuma resposta. Em muitos casos, as assessorias ignoram, não dão retorno ou prometem uma resposta que nunca chega. Preconceito contra a mídia alternativa?