Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Rádio comunitária de Mari/PB leva internet grátis para população

A Rádio Comunitária Araçá, de Mari (PB) instalou antena pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) na sede da emissora para distribuir internet banda larga para uso gratuito dos moradores, que precisam, apenas, fazer um cadastro em seus dispositivos móveis.
Segundo o presidente da Anid, Percival Henriques, a velocidade de banda é de 30 Mbps, que será dividida pelos usuários conectados. “Nós consideramos que a comunicação é um direito humano básico. É uma pena não podermos fazer mais, pois é o poder público que tem que estabelecer políticas públicas. Nós somos uma associação sem fins lucrativos, somos uma ONG, e fazemos o possível para levar a internet por esse Brasil afora”, disse.
Percival defende que é preciso priorizar os espaços públicos, uma vez que, nos espaços privados, as pessoas devem contratar internet das empresas e exigir qualidade. “Agora, nas praças, nos locais de uso público, é interessante que a juventude se reúna. Eu já testei a internet, está muito boa, rápida, dá pra a juventude chegar aqui e usar. Esperamos fazer mais coisas, junto com a rádio, junto com a população de Mari”, afirmou.
No município de Mari, os estudantes da rede pública de ensino receberam tablets do Governo do Estado, e a partir destes equipamentos, podem acessar a internet no entorno da emissora, como explicou o presidente da rádio Araçá FM, Severino Ramos do Nascimento.
“Estamos cadastrando a associação da Santa Júlia, do José Américo, do Pasto Novo e em pouco tempo, vamos colocar essa parceria junto a outras associações. Isso vai facilitar a vida de quem esteja no entorno dessa rádio. Os estudantes que têm tablets que só serviam para tirar fotografia podem agora usar a internet para fazer suas pesquisas”, disse.
É o caso do estudante Cristiano Fernandes, um dos primeiros a fazer seu cadastro e usar a internet disponibilizada pela Anid.“Acessei do meu notebook, e está show de bola. Consegui 1 MB de velocidade, coisa que não tem na nossa cidade”, comemorou. Para Cristiano, a internet vai servir pra estudo, pra fazer pesquisas escolares. “A maioria das escolas pedem muito isso, e vai ser muito bom para nossas pesquisas, para nosso aprendizado”, disse.
A proposta de levar internet gratuita e de boa qualidade para o município nasceu de um contato entre Severino Ramos, presidente da rádio, e o vice-prefeito de Sapé, Edson Figueiredo. Ele levou a proposta para a Anid e começaram os diálogos que culminaram com a instalação da antena no município.

Para o apresentador do programa Liberdade de Expressão, da rádio Araçá FM, Marcos Sales, a iniciativa vai beneficiar, não só os estudantes, mas toda a população de Mari. “Nós somos uma cidade muito próxima da capital do estado, tem uma juventude bastante evoluída politicamente, faltava só um mecanismo de acesso à informação. Aqui tem poucas lan houses, um número muito baixo de domicílios com acesso à internet, e essa conexão vinda através da emissora junto com a Anid, sem sombra de dúvida, vai dar um salto de qualidade cultural e educacional”, avaliou.