Aperte o play e curta nosso som

domingo, 21 de julho de 2013

Concurso de jornalismo investigativo premiará rádios comunitárias

A Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) convida todas as rádios comunitárias deste país, empenhadas no papel social e cultural para suas comunidades, a participarem do VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo investigativo. Lançado pela Andi – Comunicação e Direitos, a premiação conta com cinco categorias de veículos de comunicação com recursos para a execução de pautas de amplo alcance que incluam na agenda da Copa do Mundo de Futebol. Em pauta, estará a discussão sobre os impactos positivos e negativos que este mega evento terá sobre os direitos de crianças e adolecentes das diversas regiões do país.
As rádios comunitárias podem participar na categoria “Mídia online, alternativa ou comunitária. A iniciativa apoiará financeira e tecnicamente projetos de investigação jornalística que garantam visibilidade aos direitos de crianças e adolescentes no contexto dos mega eventos esportivos, com ênfase na radiografia dos problemas existentes e nas políticas públicas de prevenção. As rádios comunitárias que participarem do concurso, estarão concorrendo a uma premiação no valor de R$ 11.550,00.
A coordenadora do VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, Sandra Damiani, afirma que categoria para mídias alternativas, como as rádios comunitárias, foram criadas justamente porque a organização sabe da importância destes veículos para suas comunidades, que não são abordadas pelos grandes veículos. “Sabemos que é um grande desafio ter uma rádio comunitária. Para uma cobertura aprofundada, por exemplo, existe custos de deslocamento para entender a temática da reportagem, além das ligações telefônicas feitas paras fontes. O concurso oferece aos vendedores dois ganhos: chance de identificar sua comunidade para as políticas públicas, fazendo uma cobertura de amplo alcance, e ainda, uma capacitação adequada para os ganhadores do prêmio”, explica.
De acordo com Sandra, a capacitação, que abrange o cuidado com as reportagens referentes à crianças e adolescentes acontecerá em dezembro de 2013. “Valorizamos muito o trabalho da Abraço, pois sabemos que não adianta existir uma categoria para as rádios comunitárias, sem que a divulgação não chegue até as comunidades e as pessoas certas para participarem do concurso”, finaliza a coordenadora.
Para saber mais informações e como inscrever os projetos, clique aqui.

Bruno Caetano
Da Redação