Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mutirão prepara primeira rádio comunitária quilombola da Paraíba


Técnicos e dirigentes das rádios comunitárias Araçá e Zumbi montam emissora quilombola na zona rural de João Pessoa

Nesse domingo, 26, radialistas comunitários se encontraram na comunidade quilombola de Mituaçu, na zona rural do Conde (PB), num verdadeiro mutirão para colocar no ar a rádio FM comunitária daquela comunidade. Eles testaram o transmissor, na frequência 89.7 megahertz, a antena e a mesa de som. Os equipamentos foram instalados pelo eletrotécnico Firmino Nino, da Rádio Comunitária Araçá de Mari.

"Infelizmente faltaram alguns cabos para ligarmos o transmissor à mesa de som, mas conseguimos verificar o sinal da FM que pode ser sintonizado pelos aparelhos de rádio dos nossos automóveis", diz Geilsa Paixão, que adquiriu parte da aparelhagem semana passada na cidade de Campina Grande.

Segundo a líder comunitária, a intenção da associação é de fazer a inauguração oficial e festiva da nova emissora nos próximos 15 ou 20 dias. "Mandamos convite até para o governador", diz animada. Geilsa acrescenta que essa será a primeira rádio comunitária a ser instalada, com licença do Ministério das Comunicações, dentro duma comunidade quilombola.



Durante toda a manhã, Severino Ramos, da Rádio Araçá, de Mari, José Moreira, atual presidente da ABRAÇO-PB, Rodolfo Crea, da Rádio Alquimista, da Comunidade de Monsenhor Magno, Fabiana Veloso e Dalmo Oliveira, da Sociedade Cultural Posse Nova República e da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, do Ernesto Geisel, se debruçaram sobre os equipamentos disponíveis, montando minimamente aquilo necessário para colocar a emissora no ar.

"Além da parte técnica, estamos dispostos a repassar nossas experiências na formatação de conteúdos, dos programas e também na composição do conselho comunitário que deve definir a grade de programação e os marcos regulatórios para o funcionamento da rádio", comenta Oliveira.

A anfitriã ofereceu aos convidados um típico almoço da região, com feijão verde e galinha.