Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rádio comunitária de João Pessoa promove feira de economia solidária


Rosângela Santos, da Rádio Comunitária Voz Popular


A Rádio Comunitária Voz Popular, da comunidade São Rafael em João Pessoa (PB) realizará em 8 de julho uma feira de economia solidária, com bazar, bingo, apresentações artísticas e inauguração do Banco Comunitário Jardim Botânico, centro catalizador de um projeto de economia solidária que está sendo implantado na comunidade.

Segundo Daniel Pereira, do Conselho Gestor do Banco Comunitário Jardim Botânico, o projeto é um sistema onde os gestores são pessoas da própria comunidade, gente que conhece melhor as necessidades de cada um. Será criada uma moeda social para circular na comunidade. “A proposta é realizar empréstimos pessoais e empresariais para a comunidade, com uma taxa de juros baixos”, afirmou ele.

A Rádio Comunitária Voz Popular transmite na frequência 97,7 FM e terá uma grande importância na consolidação do projeto, fazendo com que os moradores acreditem no potencial que tem a economia solidária. O Grupo Gestor da rádio já gerencia uma padaria comunitária e outros projetos culturais.  

A comunidade São Rafael fica no contorno do Conjunto Castelo Branco, na zona sul de João Pessoa, e enfrenta graves problemas de moradia, desemprego, violência e equipamentos públicos precários. Em meio a essa comunidade de caráter sócio-econômico extremamente precarizado do meio urbano de João Pessoa, nasceu o projeto da Rádio Comunitária Voz Popular, a princípio com caixas de som nos postes, depois transmitindo em frequencia modulada, e que vem fazendo a diferença, liderando importantes projetos como este do Banco Comunitário Jardim Botânico. “Infelizmente, o Ministério das Comunicações não reconheceu nossa legitimidade e, por ‘motivos técnicos’, vem negando nossa outorga”, disse Rosângela Santos, que integra a direção da emissora comunitária.