Aperte o play e curta nosso som

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Oficina do Radiotube acontece em Recife com participação da Rádio Comunitária Diamante (PB)



Teve início na terça (17) a Oficina de Capacitação para Comunicadores Comunitários que o projeto Radiotube realiza em Recife, Capital de Pernambuco. O evento se estendeu atá a quarta-feira, 18. A iniciativa é do Criar Brasil  e é direcionada para radialistas, jornalistas, lideranças locais, estudantes, jovens e ativistas dos direitos da criança e do adolescente. 

A capacitação foi realizada no Movimento Pró-Criança, na Rua dos Coelhos, 317, bairro Boa Vista e reuniu produtores de conteúdos colaborativos de toda a região Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O programa teve como foco conteúdos relacionados à produção de rádio, produção de conteúdos colaborativos e realização de oficinas práticas – rádio, vídeo e internet -, além de espaço também para refletir sobre a comunicação comunitária no Brasil. 

O Radiotube (www.radiotube.org.br) da cidadania por todas as ondas, tem patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e se transformou em referência para comunicadores de todo o país. Na prática, eles constituíram uma agência de notícias colaborativa, onde são compartilhadas produções abordando exclusivamente temas ligados à cidadania. Para a oficina, as despesas com transporte, hospedagem e alimentação são financiadas pelo projeto. 

A Capacitação para Comunicadores Comunitários chega ao Nordeste depois de ter sido realizada na região Centro Oeste (Brasília) e na Sudeste (Rio de Janeiro). A terceira capacitação acontece já com a nova versão do Radiotube, que rompeu fronteiras e agora conta também com área reservada para inclusão de conteúdo em espanhol, unindo comunicadores de toda a América Latina. Em agosto, a oficina será realizada na região Sul (Florianópolis) e, em setembro, na região Norte (Belém). 

O jornalista Hélder Loureiro participou da oficina representando a Rádio Diamante FM, emissora da Associação Diamantense de Radiodifusão Comunitária, com sede na cidade de Diamante, Sertão da Paraíba.

Com Assessoria