Aperte o play e curta nosso som

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Rádio comunitária Mundo em Floresta do Navio



Por Ronaldo Eli Júnior

“Se eu fosse um peixe

ao contrário do rio

nadava contra as águas

e nesse desafio

eu ia lá do mar

pro Riacho do Navio…”

(Luiz Gonzaga)

Nos dias 14 e 15 de fevereiro estive em Floresta (ou Floresta do Navio, como se dizia antigamente), no interior de Pernambuco, conversando com a turma do Ponto de Cultura Sertão Itaparica Mundo sobre a criação de mais uma rádio. A cidade, que fica às margens do Rio Pajeú e próxima ao Riacho do Navio, teve sua única emissora de rádio comprada pelos evangélicos, que também querem dominar o mundo. Preocupados com a difusão da cultura regional, que é foco de sua atuação, o Ponto de Cultura resolveu investir na criação de uma rádio comunitária, e me chamou para ajudar.

Essa viagem serviu para conversarmos sobre as opções que existem para montagem da rádio, em termos de equipamentos, espaço, atuação e legalização. No fim, ficou definida a montagem de uma rádio que buscará a concessão de rádiodifusão comunitária, com potência de 25 watts, que será instalada em um banheiro abandonado no quintal do Ponto, e que já está sendo reformado.

A rádio Mundo, como deverá ser chamada, se juntará ao cineclube e ao festival promovido anualmente pelo Ponto. Os gestores de lá propoem que o veículo seja essencialmente musical, promovendo a cultura regional. A cidade fica próxima a picos importantes como Serra Talhada, Arcoverde, Cabrobó e outros centros importantes na história (viva o cangaço!), cultura e economia sertaneja. Para formação da rádio, em abril será realizada uma oficina, focada especialmente na realização de programas ao vivo, para formar um quadro de programadores que a mantenha.