Aperte o play e curta nosso som

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Frentecom realiza reunião de planejamento em Brasília



Integrantes da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação (Frentecom) se reuniram nesta terça-feira (10) às 10h na Câmara dos Deputados, para um planejamento das próximas atividades do movimento. O encontro também tratou das atividades sobre o Seminário Internacional da Regulação da Comunicação Pública. A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), que faz parte da Frentecom, acompanhou a reunião, que contou também com a presença de várias entidades.

Um dos pontos mais falados durante o encontro foi a atuação das entidades para que a sociedade civil saiba a importância de um marco regulatório para as comunicações. Fazer este debate chegar ao um maior número de pessoas é o grande desafio da Frentecom. Uma idéia para que isso aconteça é fazer com que as entidades assumam as campanhas para mobilizar a população, com cada veículo fazendo a sua parte, através de rádio, televisão e internet. A Deputada Luiza Erundina (foto) lembrou da necessidade de convocar mais parlamentares para fazer parte do movimento.

Luiza Erundina falou também sobre a importância do encontro que ocorrerá no dia 04 de maio. “O evento de maio poderá ser um ponto para um salto importante. A frente pode tomar a iniciativa de propor para as entidades trabalhar no âmbito de cada assembléia legislativa. Ao todo são 105 entidades e elas tem o poder na opinião pública. A idéia é construir uma campanha em conjunto com estas entidades”, disse Erundina.

O principal apontamento para o conjunto do seminário é a realização do primeiro fórum de comunicação pública, que corresponde também as emissoras comunitárias e universitárias. Algumas emissoras, que eram exemplos de utilidades públicas, atualmente estão atreladas com governos estaduais, e perdendo suas identidades. Isto é considerado pela Frentecom, um retrocesso, pois várias emissoras passaram por ingerência política, havendo mudança em suas programações. De acordo com Erundina, as entidades devem apurar este retrocesso nos estados correspondentes, para ajudar a resgatar as emissoras à serviço da população.

Abraço Nacional