Aperte o play e curta nosso som

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Governo colombiano fecha rádio comunitária


Crianças participam da programação da Rádio Café

O Governo da Colômbia fechou a Rádio Comunitária Café 93,5 em El Líbano, Tolima, confiscando os computadores, transmissor e microfones da emissora popular, em 12 de abril de 2012.

Para os dirigentes da rádio, a ação do Governo “foi uma atitude fascista própria das ditaduras, afrontando o Direito à informação e à comunicação representado pela rádio comunitária”.

Em seu site na internet, a Rádio Comunitária Café 93,5 publica depoimentos de cidadãos e membros da equipe da emissora, deplorando o fechamento e destacando a importância da rádio para a comunidade de El Líbano.

Cesário Galvez, um dos fundadores da rádio, pede a solidariedade dos companheiros da Colômbia e de toda a América Latina diante da violência sofrida pela pioneira das rádios comunitárias do departamento de Tolima, Colômbia, uma autêntica emissora popular. “Somos todos protagonistas de uma luta pela liberdade de expressão, e estamos protestando pela falta de uma legislação própria para o setor em nosso país e pelo modelo social que mantém afastada a população de seus verdadeiros interesses. Pela democracia da mídia que hoje está nas mãos de mercenários da desinformação, e repudiando o Governo incapaz de implementar um verdadeiro Estado Social de Direito”, afirmou.  

Ouça a Rádio Comunitária Café 93,5: