Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lançamento do CD "Música de cavalo-marinho e boi-de-reis na Paraíba"



Local: clube São Paulo de Bayeux (Av. Engenheiro de Carvalho – Final da Av. Liberdade).

Sábado, 17 de julho, às 20 hs.



O CD reúne a música dos três grupos mais significativos da Paraíba: o cavalo-marinho de Mestre Zequinha, o boi-de-reis de Mestre Pirralhinho e o cavalo-marinho infantil de Mestre João do Boi.

A música de cavalo-marinho e boi-de-reis na Paraíba é singular. Encontrada apenas em nosso Estado e em parte do Rio Grande do Norte, para onde migrou. A grande variedade de melodias, ritmos, versificações, temas e danças torna a música desse folguedo uma das mais ricas e complexas do Brasil, se comparada à de folguedos do mesmo gênero em outros Estados.

A cultura musical do cavalo-marinho é bastante dinâmica. Nesse CD buscou-se captar esse dinamismo através de uma ampla amostragem de músicas de diversos tempos desse folguedo, desde a sua tradição rural até a sua atualidade urbana.

COMENTÁRIO - Na Paraíba, apenas as rádios verdadeiramente comunitárias, que prezam a cultura local, tocam esse tipo de música. A sugestão seria para a ABRAÇO regional lançar um selo de autenticidade para as radcom. Seria como separar o joio do trigo.