Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Campinas cria comitê para democratização da mídia e promove 1º debate na Câmara


O recém-criado Comitê Campinas do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) e o Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas realizam um primeiro debate sobre a democratização da comunicação em Campinas no dia 29 de setembro de 2015 (terça-feira), das 19h às 22h, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas (Sala Sylvia Paschoal).



O Comitê Campinas do FNDC é composto por representantes de entidades e grupos que atuam na cidade pela democratização da comunicação. Neste primeiro evento, estão convidados Renata Mielli, secretária-geral do FNDC; Jerry de Oliveira, do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias; Paulo Mariante, presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas e o vereador Carlão (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas.

Criado nos anos 1990, hoje o FNDC congrega centenas de entidades de todo o país sob o entendimento de que a democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. O debate é aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo Coletivo Socializando Saberes e pela TV Câmara (em sinal aberto UHF Digital pelo canal 61.3 e também pelo canal 4 da NET).

“Foi discutida a criação de um Conselho Municipal de Comunicação na cidade de Campinas. Nós de rádios comunitárias apresentamos esta proposta em 2002 durante os debates da lei Municipal de rádios comunitárias. Sofremos com as investidas da Abert e de nossos próprios companheiros naquele período que acharam que nossa proposta era o controle de uma rádio estatal, a rádio educativa. Um grande erro naquele período, hoje em decorrência da situação atual da mídia, esta pauta é muito mais que necessária”, disse Jerry Oliveira, um dos debatedores.