Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Projeto de lei beneficia rádios comunitárias e outras pequenas mídias em Santa Catarina


Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) proposta que institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Regionais, Livres e Comunitárias. Apresentado no último dia 5 de novembro pela deputada estadual Angela Albino (foto), o Projeto de Lei 0285.6/2014 autoriza os poderes do Estado a destinarem percentual não inferior a 20% da receita anual de publicidade, prevista no Orçamento para a divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas em geral, às mídias regionais, livres e comunitárias.

A iniciativa, segundo Angela, tem como objetivo democratizar o acesso da população as informações de interesse público, ampliar a transparência das ações governamentais e também fortalecer os pequenos veículos de comunicação. “Apoiar estas mídias devido ao seu alcance é de importância fundamental para pequenas comunidades, bairros, pequenos e médios municípios”, destaca.

Enquadram-se na proposta períodicos, jornais e revistas impressas, com tiragem entre dois mil e 20 mil exemplares, editados sob responsabilidade de empresário individual, micro e pequenas empresas e veículos de radiofusão local e comunitária, devidamento habilitados em conformidade com a legislação brasileira.


Proposta com o mesmo teor foi aprovada recentemente na Assembleia do Rio Grande do Sul e sancionada pelo governador em junho deste ano.