Aperte o play e curta nosso som

domingo, 16 de novembro de 2014

PARAÍBA

Acervo da Biblioteca do Ponto disponibiliza obras completas sobre comunicação comunitária

O estudante de rádio e TV da Universidade Federal da Paraíba, Ewerton Rodrigo, está elaborando trabalho de final de curso com a temática “rádio comunitária”, e tem enfrentado dificuldade para obter fontes sobre o assunto. “Já procurei em todas as bibliotecas de João Pessoa e não encontro livros que abordam esse tema, e só vim a ter acesso a um acervo quase completo sobre isso na Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana”, disse Ewerton, que salientou ter tido conhecimento da biblioteca através do blog do Ponto (www.pccn.wordpress.com)

Todo esse material foi emprestado ao estudante para suas pesquisas. Entre as obras temáticas há, por exemplo, o livro do juiz federal Paulo Fernando Silveira. O juiz é autor do livro Rádios Comunitárias (Editora Del Rei), no qual esclarece questões técnicas – derruba inclusive mitos como o de que a frequência da rádio comunitária derruba aviões. Também elucida supostos conflitos legais. Para ele, a rádios comunitárias têm sido fechadas pela Polícia Federal por uma leitura incorreta da Constituição. O artigo 22 dá ao Congresso Nacional e ao Poder Executivo o direito de legislar sobre radiodifusão, mas está no artigo 30, inciso primeiro, que todo assunto local é competência do município. "Portanto, a União está usurpando a competência municipal".

Outro livro disponível no acervo da Biblioteca Arnaud Costa, sobre esse tema, é o “Democracia no ar”, de Fábio Mozart, que aborda o processo de criação da Rádio Comunitária Araçá FM, a instrumentalização de emissoras do tipo no país e o aprendizado da comunidade em torno de uma comunicação emancipadora.

LISTA COMPLETA DOS LIVROS SOBRE RÁDIO COMUNITÁRIA NO ACERVO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ARNAUD COSTA

01 – DEMOCRACIA NO AR – Fábio Mozart
02 – A DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO – Moacir Pereira
03 – RÁDIO COMUNITÁRIA NÃO É CRIME – Arnaldo Coelho Neto
04 – TRILHA APIXONADA E BEM-HUMORADA DO QUE É E DE COMO FAZER RÁDIO COMUNITÁRIA – Dioclécio Luz
05 – HISTÓRIA DA RADIODIFUSÃO NA PARAÍBA – Pereira Nascimento
06 – RÁDIOS COMUNITÁRIAS – Paulo Fernando Silveira
07 – COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO EM PRÁTICAS RADIOFÔNICAS – Helena Corazza
08 – A COMUNICAÇÃO CONSTRUINDO A CIDADANIA – I Seminário de Comunicação Comunitária em João Pessoa/PB.