Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Rádio web pretende tocar só música paraibana



Rádio Tabajara da Paraíba em seu antigo prédio


O diferencial da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares é que só toca música paraibana, e para ser cem por cento regional teria que ser mesmo numa rádio autenticamente comunitária, sem compromisso com o mercado. Essa mesma filosofia será levada à rádio web de emissora: tocar muita música desconhecida do grande público, produzida na Paraíba. “O nosso acervo é muito grande, somos um Estado rico culturalmente e a ideia é veicular a produção musical que o público não ouve nas rádios convencionais”, explicou Marcos Veloso, um dos operadores.

Há dificuldade do público em ouvir os compositores locais e, para os músicos, espaços para tocar é um dilema, pois não existe o público  porque não tem divulgação. A Rádio Tabajara da Paraíba, emissora estatal, é uma das poucas que ainda mantém uma programação minimamente regional. “Mas é pouco, nosso papel é divulgar o que se faz nos quatro cantos da Paraíba, desde o grupo de rock ainda iniciante que não gravou até os artistas já consagrados”, disse Veloso.

A rádio não tem restrições quanto a gêneros, toca de tudo. A rádio pretende ficar no ar indefinidamente, mas como gerar receita para uma rádio web? Uma das ideias é captar recursos através de uma espécie de cooperativa formada por artistas. “Esperamos que com a colaboração da sociedade e dos músicos da Paraíba, a rádio se estabeleça”, disse Veloso.