Aperte o play e curta nosso som

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Grupo de trabalho organiza o I Fórum Nacional de Comunicação Pública




Na próxima terça-feira, dia 14, às 9h30, no gabinete da deputada Luiza Erundina, o Grupo de Trabalho que está organizando o I Fórum Nacional de Comunicação Pública realizará reunião com a Frente Parlamentar de Comunicação para avaliar a proposta de programação do fórum, que deverá ser realizado entre o final de março e início de abril de 2014, com o objetivo de acumular forças para o fortalecimento das rádios e TVs públicas do país, incluindo as rádios comunitárias. 

A informação é de Bia Barbosa, do Coletivo Brasil de Comunicação Social – Intervozes, uma das entidades que estão organizando o Fórum. Ainda como meta, o encontro servirá para capacitar as organizações do campo público para intervir nas políticas públicas e na regulação do setor, defendendo seus interesses junto aos diferentes atores do Estado. 
 
Um dos temas em discussão será o debate sobre mecanismos de transparência e participação popular disponíveis na gestão das emissoras públicas e aprofundar o conhecimento sobre os casos de sucesso. Um desses casos é a abertura da Rádio Tabajara da Paraíba para a sociedade, que inseriu em sua grade de programação um espaço para laboratório de alunos de comunicação da Universidade Federal da Paraíba e também veicula programa ligado às rádios comunitárias, em parceria com uma emissora comunitária da capital do Estado, a Rádio Zumbi dos Palmares. No Fórum, também serão debatidos outras formas de fomento à diversidade, à regionalização da produção e à acessibilidade das emissoras do campo público.

Ainda como tema de discussão, a programação do Fórum contempla as mudanças na lei que regulamenta as rádios comunitárias, as implicações da migração do rádio AM para FM, direito de resposta, mudança na legislação dos direitos autorais, publicidade infantil, situação dos trabalhadores em rádios e TVs públicas e um amplo debate entre os candidatos a Presidente da República, no intuito de conhecer as propostas para a comunicação pública e apresentar a eles as propostas do setor.

Bia Barbosa
Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
www.intervozes.org.br