Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Itabaiana deverá ganhar mais uma rádio comunitária


A cidade de Itabaiana (PB) que possui aproximadamente 26 mil habitantes, situada na região agreste da Paraíba, poderá ganhar mais uma estação de rádio comunitária nos próximos dias. Trata-se da Rádio Comunitária Vale do Paraíba FM, da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, que solicitou autorização para funcionamento ao Ministério das Comunicações.

Segundo José Moreira, Coordenador Geral da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba, o Ministério das Comunicações deverá definir uma nova freqüência para que duas rádios comunitárias operem nas pequenas cidades e nos bairros populosos das grandes metrópoles, conforme entendimento entre o Governo e o movimento de rádios comunitárias durante a Conferência Nacional de Comunicação realizada em Brasília no mês passado.

Atualmente já existe uma emissora funcionando com permissão do Ministério das Comunicações, a Rádio Rainha FM. Marcos Veloso, coordenador da Sociedade Amigos da Rainha, declarou que a entidade precisa usar os instrumentos públicos de comunicação para divulgar os projetos desenvolvidos pela instituição, e “uma rádio comunitária é o canal ideal para isso, além de formar novos técnicos e comunicadores”. Segundo ele, a Rádio Rainha não vem respondendo às necessidades de difusão das atividades da Sarvap, por isso “vamos lutar por uma rádio comunitária que seja realmente democrática, com uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, aberta à expressão de todos os habitantes do Município, conforme estabelece o Ministério das Comunicações”. Para ele, é inconcebível que uma rádio que tem concessão pública recuse-se a divulgar projetos sociais e culturais conveniados com o próprio Governo Federal.