Aperte o play e curta nosso som

domingo, 17 de maio de 2015

Rádios comunitárias da Paraíba produzem programas culturais

Bibiu do Jatobá na Rádio Comunitária Piemonte

Rádio comunitária é uma experiência autogestionária de expressão e mobilização da comunidade em torno do meio de comunicação. É um espaço de animação cultural e social onde as pessoas, grupos e entidades expressam suas ideias, opiniões e sentimentos. Nem sempre essas emissoras cumprem seu papel, e são apenas caricaturas das rádios comerciais. Na Paraíba, duas rádios comunitárias mantem na sua grade de programação espaços para divulgação da cultura. Uma delas é a Rádio Piemonte de Alagoa Grande, na região do brejo. A rádio transmite o programa “Hora da cultura e da cidadania”, conduzido pelo animador cultural Bibiu do Jatobá.

Na Rádio Comunitária Mituaçu, no município do Conde, a professora Geilsa Paixão comanda diariamente o programa “A voz do quilombo”, com foco na cultura dos afrodescendentes da região. Em Itabaiana, a Rádio Comunitária Rainha transmite o programa “Resenha cultural”, produzido pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. O programa “Alô comunidade” é produzido pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e retransmitido por mais de uma dúzia de emissoras, além de rádios a cabo e rádios web, com conteúdo ligado às manifestações culturais do Nordeste.


As atividades de uma rádio comunitária estão vinculadas à comunidade. Cada comunidade tem suas próprias carências e necessidades. Contudo, seja qual for o grau de desenvolvimento desta comunidade, a rádio comunitária deve ser capaz de dar condições para que as pessoas se expressem através dela, deixando de serem meros ouvintes, para se tornarem produtores de suas próprias informações e mensagens”, afirma Doracy Angel, jornalista gaúcho.