Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 10 de março de 2015

JOÃO PESSOA

Associação de Mandacaru organiza moradores para pleitear rádio comunitária


A Associação dos Moradores de Mandacaru (AMADA), em João Pessoa, Paraíba, reuniu lideranças do bairro para discutir formas de fortalecer a comunicação comunitária na região e analisar o processo de pedido de concessão de outorga para a rádio comunitária. Estiveram presentes à sede da AMADA os jornalistas Dalmo Oliveira, Fábio Mozart e Marcos Lima, o líder comunitário Milton Andrade, o teatrólogo Jonathan Gonzaga e outras pessoas da comunidade, quando foram discutidos pontos importantes para a criação da emissora e os caminhos para fortalecer a mídia comunitária do bairro.

Os presentes lembraram a difusora “A voz do sapo”, na Rua Aiá Paiva, pertencente ao Manuel Antonio, como uma rádio poste tradicional que encerrou suas atividades, além do site Mandacaru Notícias, entre outras mídias locais, cujo processo de decadência foi devido à ausência de uma participação mais forte do povo, conforme análise dos presentes.

Os moradores presentes ao encontro decidiram iniciar campanha de assinatura de apoio coletivo ao projeto de rádio comunitária de Mandacaru, para fortalecer o processo de solicitação de outorga junto ao Ministério das Comunicações.


João Pessoa é a única capital do Brasil a ter apenas uma rádio comunitária outorgada, mesmo esta não atendendo ao que estabelece a legislação que disciplina a radiodifusão comunitária, no que concerne à “programação plural e gestão pública”.