Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Rádio Comunitária Zumbi planeja oficina de rádio online



A partir da esquerda: Marcos Veloso, Ewerton Rodrigo, Fábio Mozart e Dalmo Oliveira, da equipe da Zumbi


A Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, de João Pessoa abrirá em breve inscrições para oficina de web rádio e streaming, para agentes culturais e comunicadores comunitários que desejam desenvolver uma programação sob o ponto de vista cultural nas novas mídias eletrônicas. “Queremos democratizar a circulação de ideias através dessa mídia”, disse Dalmo Oliveira, da Rádio Zumbi e produtor dos programas “Alô comunidade” e “Multimistura”.

Marcos Veloso, da equipe da Zumbi, informou que a oficina está sendo pensada para um só dia, em local a ser definido, mas que poderá se estender para outros períodos, dependendo do interesse dos participantes. “Inicialmente, queremos apenas passar noções de interação com o equipamento, aulas práticas e teóricas de sonoplastia e como botar no ar uma rádio online. Depois, se o grupo sentir a necessidade de um maior aprofundamento no tema, poderemos ver técnicas de reportagem e entrevista, legislação sobre internet, noções de dicção e produção de roteiro”, afirmou.

Para Dalmo Oliveira, o breve curso também servirá para as pessoas que mexem com rádio web se conhecerem e, quem sabe, formarem uma rede de rádio online comunitária, além de ter contato com diversos aspectos que permeiam a produção de um programa de rádio, como roteiro, programação musical, locução e criação de vinhetas, com foco na produção de conteúdo para internet.